Pular para o conteúdo principal

‪#‎CINEMA‬ > Cresce a cena audiovisual em Bragança


Mais que a simples projeção de um filme, a sessão organizada pelo Cineclube Céu de Estrelas na noite desta quarta, 29/5 é a revelação de que Bragança segue firme na colaborativa rota da resistência cultural. O Cineclube exibirá o documentário de financiamento e criação coletivo “Belo Monte, anúncio de uma guerra”, no Vacaria Club, a partir das 21hs, com entrada franca.
A ação cineclubista do “Céu de Estrelas” é organizada pelo professor Christóvam Pamplona Neto, que atua há cerca de dois anos com a cena audiovisual bragantina, tendo inclusive produzido documentários de temáticas sociais, alguns dos quais filmados em protestos e passeatas.
Outros professores participaram destas cenas, entre estes, Danilo Gustavo Asp e Evandro Medeiros (que inclusive conquistaram o Prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema do Caeté - FICCA 2014).
LIMUS - Pamplona diz que, por iniciativa do programa de pós-graduação em Linguagens e Saberes Amazônicos, da UFPA, foi criado Limus, que iniciou a produção de vídeos de alta definição (full HD) em Bragança, tendo como objetivo principal filmar um documentário sobre São Benedito (“O Santo Preto”). De acordo com o professor-cineclubista, estes vídeos produzidos pelo Limus - em conjunto com o Grupo de estudos sócio ambientais costeiros do programa de pós-graduação em Biologia Ambiental da UFPA - foram exibidos na Vila do Treme e Bragança (UFPA e Praças).
BRAGACINE – Paralelamente as estas atividades, o Projeto Aluno Repórter, que forma jovens de ensino médio nas práticas tele e radio-jornalísticas fez parcerias e avançou para o campo audiovisual, tendo orientado oficinas que resultaram em dois cineclubes na Região, o Bragacine e o Traquacine. Estes dois cineclubes, que chegaram a fazer sessões, seguidas de debate para as comunidades, foram fundados, respectivamente, em abril e junho de 2010, por alunos repórteres que participaram das ações do Projeto Inovacine, desenvolvido àquela altura pela FAPESPA – Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado do Pará. As oficinas eram ministradas por Mateus Moura e Miguel Haoni, da Associação de Jovens Críticos de Cinema, e Francisco Weyl, da Federação Paraense de Cineclubes, hoje coordenador do FICCA.
CASA DO PROFESSOR – Outra atividade cineclubista que se tem notícia no Município de Bragança é o Centro Cultural Cineclube Casa do Professor, fundado em 29 de janeiro de 2011, e que funciona na Praia de Ajuruteua. A Casa do Professor realiza sessões não periódicas, a depender dos deslocamentos das pessoas envolvidas nas ações. Os filmes são direcionados a crianças e adolescentes, embora também ocorram sessões para adultos, sempre seguidas de debates.
FICCA – Recentemente o Festival Internacional de Cinema do Caeté – FICCA começou a desenvolver ações cineclubistas no âmbito do Atelier de Artes e Práticas Audiovisuais, que compreende ainda grupos de estudos e minicursos. Até o momento já foram projetados sete filmes de curtas e médias-metragens nas sessões que acontecem mensalmente, sendo seguidas de debates e diálogos. No próximo dia 6 de maio, haverá projeção de “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho.
OFICINAS – Além das ações cineclubistas, Bragança tem recebido oficinas audiovisuais, como a do “SE RASGUM” e mesmo ações pontuais da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundação Cultural Tancredo Neves. Mas estas ações, apesar de formativas, costumam ser efêmeras, e sem aprofundamento de relações com as raízes sociais do Município.
ESTAÇÃO - no passado, falou-se que a Prefeitura fez parceria com o Instituto de Artes do Pará – IAP, e o Núcleo de Produção Digital – NPD, para a veiculação de filmes em programa televisivo em emissora privada que é paga pelo erário municipal, a Bandeirante. Fizeram publicidade, mas nenhum filme passou, o programa não foi ao ar.
Naquela altura, o editor da ‪#‎TRIBUNADOSALGADO‬, Francisco Weyl escreveu um artigo (“Contribuição ao Audiovisual Bragantino”) em que manifesta sua discordância com esta lógica de pagar emissora privada e muito menos abrir espaço na programação local para filme que não são produzidos no Município.
O fato é que, sem recursos e muito menos políticas públicas definidas, as ações culturais municipais são resolvidas ao pé do ouvido dos gestores, que operam conforme a relação afetiva dos mesmos com os seus interlocutores, quando, ao contrário, o município deveria entrar no Sistema Nacional de Cultura, e fechar em 2% os recursos para o setor, evitando assim as negociações urgentes que privilegiam interesses escusos de forma nunca transparentes.
No caso específico do setor audiovisual, compreendemos que ele representa uma potência no enfrentamento à cultura de mercado e na construção de uma pedagogia e de uma metodologia coletivas, com ações em rede, que envolvam as comunidades e sejam abertas, democráticas, e transparentes.
FONTE © Texto Francisco Weyl, Diretor e Editor do Jornal #TRIBUNADOSALGADO / Foto "recolhida" do site do projeto Cinema de Guerrilha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A última postagem da Tribuna do Salgado

Independente, combativa, crítica, sem rabo preso, sem financiamentos de partidos e de grupos políticos e empresariais, TRIBUNA DO SALGADO fez um bom combate, mas já cumpriu o seu papel, razão pela qual informo que este projeto editorial deixará de existir, objetivamente, no dia 31 de Março de 2020. O lançamento oficial da primeira edição (impressa) do Jornal TRIBUNA DO SALGADO aconteceu numa sexta-feira, dia 25 de abril (2014), no espaço Adega do Rei, em Bragança do Pará, tendo o projeto funcionado com reduzida estrutura desde a fundação, com algumas preciosas colaborações,   de abnegados amigos e parceiros. De equipe reduzida, sempre foi um David contra os Golias da opressão. Privilegiamos temas como cultura, cidade e comunidade, sem espaços para textos e imagens apelativas como sexo e violência, que infestam como pragas as consciências humanas. Nosso lema, a liberdade de expressão, o respeito à opinião, e à crítica dos leitores, sem, jamais publicar boatos ou acusaçõ...

#CENTENÁRIO “O resgate da associação cultural e desportiva que afirma a Bragança Negra”

Idealiza-se demasiado uma suposta colonização francesa de Bragança, e do mesmo modo, mitifica-se uma Bragança indígena, mas muito pouco se destaca a presença marcante da negritude em Bragança. E apenas quando há referências à tradição da Marujada é que se enaltece mais as heranças do que a matriz negra de São preto, que era de origem etíope. Benedetto migrou de África para Sicília, Itália, onde primeiro esmolou, e entrou pelas portas do convento, para ajudar na cozinha, tornando-se, com o tempo, um Monge-Cozinheiro. E foi uma associação desportiva-cultural, entretanto, que veio a afirmar a força negra na sociedade bragantina. Fundado em 1917, o TIME NEGRA completa 100 anos, com direito a homenagens aos seus ex dirigentes e associados, e a as pessoas que fizeram tanto o esporte quanto o carnaval da entidade. Em sua época áurea, entre os anos 1948 e 1962, o TIME NEGRA conquistou o título de clube mais querido de Bragança, em pesquisa feita pelo Jornal do Caeté. E para isso teve de ...

#PAULINHA “Tumor cerebral ceifa vida de criança no Município de Bragança”

A súbita morte de uma criança de nove anos   deixou Bragança abalada. Ocorrido no dia 25/3/2017, o fato trouxe tristezas aos seus pais, parentes, amigos em Bragança do Pará. Seu enterro foi um momento de grande emoção, mas também de reflexão. Paulinha estudava na Escola Santa Terezinha. Há cerca de dois meses, ela começou a sentir sintomas de dores de cabeça. Depois, apresentou mãos trêmulas, e dificuldades em se equilibrar. Além disso, passou a ter dificuldades em articular as palavras. Seus familiares a levaram ao Hospital Santo Antônio Maria Zacarias, que a mandou de volta para casa, com a recomendação do exame “Tomografia”. Mas o exame não foi realizado, os sintomas evoluíram, e, em cerca de vinte dias, mais uma vez, ela foi encaminhada ao mesmo hospital (22/3). No dia 24/3, realizou uma tomografia, com laudo assinado pelo Dr. Antônio Marcos Gomes, do serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do HSAMZ (CRM 8208). O exame revelou presença de massa ...