Pular para o conteúdo principal

#LUTO “Academia de Bragança tem sua primeira imortal”



A morte da professora Maria de Fátima Monteiro Ferreira neste fim de semana (24 de julho de 2016) é um marco na história da Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança.
Ela era líder sindical, tendo sido uma das fundadoras e a primeira coordenadora geral do Sintepp-Bragança, tornando-se exemplo de professora em sua terra, onde com muita honra foi “Maruja”.
Não por acaso, familiares, amigos, alunos, ex-alunos, gestores, e diversos profissionais se manifestaram publicamente, e muitos participaram de suas exéquias.
Entre aqueles que foram prestar homenagens  memória da professora Fátima estavam os seus confrades da Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança.
Existem no Brasil duas academias nacionais de letras e suas respectivas associadas.
Ambas, inspiradas na Académie française foi fundada por Richelieu em 1635, sob o reinado de Luís XIII.
A Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição literária fundada em 20 de julho de 1897.
E a Academia de Letras do Brasil (ALB), fundada em 17 de fevereiro de 2001.
A ALB-BRAGA é uma das mais atuantes da Região Norte
Fundada há cerca de três anos, a ALB-BRAGA agora trás à luz a imortal Professora Fátima, que ocupou a cadeira de Nº 36 (Patrona, a Srª Honória da Rocha Monteiro).
De acordo com o nobre professor e radialista bragantino Carlos Roberto Amorim da Silva (Cadeira 29, e presidente da ALB-BRAGA), a Academia vai realizar reunião solene, com a presença de familiares, para prestar homenagens a sua primeira imortal.
Vejamos, para finalizar, o que diz o nobre professor-doutor Mario Carabajal, presidente da ALB – Brasil, sobre a imortalidade:
“Sabe-se da assertiva que os escritores, em todos os tempos, têm plena consciência da imortalidade de suas obras, por deixar gravado na história das civilizações o resultado de seus pensamentos, em contribuições à construção de um Mundo Melhor. Logo, com base nesta perspectiva efetiva de possibilidades do aproveitamento concreto do pensamento produzidos por seres comprometidos com o seu tempo e história, a Academia de Letras do Brasil, fundada em 1 de janeiro de 2001, foi criada objetivando reunir as máximas idealísticas dos escritores que acreditam no pensamento crítico analítico e criativo como instrumento a serviço da evolução humana, social e política a que estão inseridos. Independentemente, por outro lado, da não menos plena consciência de ser o processo evolutivo dos sistemas organizacionais e civilizações, lento. Quase imperceptível. Sempre carente e dependente de ações conjuntas para que possa alcançar a consecução,  materialidade e aproveitamento humano universal. Estar Imortal, Membro da Academia de Letras do Brasil, mais que uma honraria, é um Compromisso Acadêmico, da Ordem de Platão, o qual objetiva imortalizar a essência do verdadeiro Ser, traduzida por suas produções literárias, humanas e profícuas por excelência”.
Fonte © #TRIBUNADOSALGADO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A última postagem da Tribuna do Salgado

Independente, combativa, crítica, sem rabo preso, sem financiamentos de partidos e de grupos políticos e empresariais, TRIBUNA DO SALGADO fez um bom combate, mas já cumpriu o seu papel, razão pela qual informo que este projeto editorial deixará de existir, objetivamente, no dia 31 de Março de 2020. O lançamento oficial da primeira edição (impressa) do Jornal TRIBUNA DO SALGADO aconteceu numa sexta-feira, dia 25 de abril (2014), no espaço Adega do Rei, em Bragança do Pará, tendo o projeto funcionado com reduzida estrutura desde a fundação, com algumas preciosas colaborações,   de abnegados amigos e parceiros. De equipe reduzida, sempre foi um David contra os Golias da opressão. Privilegiamos temas como cultura, cidade e comunidade, sem espaços para textos e imagens apelativas como sexo e violência, que infestam como pragas as consciências humanas. Nosso lema, a liberdade de expressão, o respeito à opinião, e à crítica dos leitores, sem, jamais publicar boatos ou acusaçõ...

#CENTENÁRIO “O resgate da associação cultural e desportiva que afirma a Bragança Negra”

Idealiza-se demasiado uma suposta colonização francesa de Bragança, e do mesmo modo, mitifica-se uma Bragança indígena, mas muito pouco se destaca a presença marcante da negritude em Bragança. E apenas quando há referências à tradição da Marujada é que se enaltece mais as heranças do que a matriz negra de São preto, que era de origem etíope. Benedetto migrou de África para Sicília, Itália, onde primeiro esmolou, e entrou pelas portas do convento, para ajudar na cozinha, tornando-se, com o tempo, um Monge-Cozinheiro. E foi uma associação desportiva-cultural, entretanto, que veio a afirmar a força negra na sociedade bragantina. Fundado em 1917, o TIME NEGRA completa 100 anos, com direito a homenagens aos seus ex dirigentes e associados, e a as pessoas que fizeram tanto o esporte quanto o carnaval da entidade. Em sua época áurea, entre os anos 1948 e 1962, o TIME NEGRA conquistou o título de clube mais querido de Bragança, em pesquisa feita pelo Jornal do Caeté. E para isso teve de ...

#PAULINHA “Tumor cerebral ceifa vida de criança no Município de Bragança”

A súbita morte de uma criança de nove anos   deixou Bragança abalada. Ocorrido no dia 25/3/2017, o fato trouxe tristezas aos seus pais, parentes, amigos em Bragança do Pará. Seu enterro foi um momento de grande emoção, mas também de reflexão. Paulinha estudava na Escola Santa Terezinha. Há cerca de dois meses, ela começou a sentir sintomas de dores de cabeça. Depois, apresentou mãos trêmulas, e dificuldades em se equilibrar. Além disso, passou a ter dificuldades em articular as palavras. Seus familiares a levaram ao Hospital Santo Antônio Maria Zacarias, que a mandou de volta para casa, com a recomendação do exame “Tomografia”. Mas o exame não foi realizado, os sintomas evoluíram, e, em cerca de vinte dias, mais uma vez, ela foi encaminhada ao mesmo hospital (22/3). No dia 24/3, realizou uma tomografia, com laudo assinado pelo Dr. Antônio Marcos Gomes, do serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do HSAMZ (CRM 8208). O exame revelou presença de massa ...