Pular para o conteúdo principal

#PRÊMIOS “Cinema paraense brilha em festival internacional”


Os cineastas paraenses faturaram a maioria dos prêmios do III FICCA – Festival Internacional de Cinema do Caeté, realizado entre os dias 8 e 10 de dezembro no Município de Bragança do Pará.
Quatro, dos seis prêmios em competição, foram conquistados por realizadores do Estado, neste festival, com cerca de trinta filmes nacionais e estrangeiros, em competição.
Sob a presidência do realizador carioca Sérgio Santeiro, e com a participação do jornalista caboverdeano Carlos Sá Nogueira Borges, e os criadores Mateus Moura, San Marcelo, Francisco Weyl, e Pedrosa Neto, o Juri divulgou o resultado na tarde de domingo, 10 de dezembro.
Dedicado ao cinema de Cabo Verde, com projeções de filmes africanos de Júlio Silvão, e a estreia internacional de CABOVERDEANAMENTE (João Sodré), o FICCA ocorreu no Instituto Federal de Educação – IFPa.
O FICCA lançou ainda a primeira Feira Bragantina do Livro – Febrali, e a DIVERSI-Fest, um encontro de poetas e músicos que desenvolvem trabalhos poéticos e políticos, autorais.
Completamente na contramão do mercado, o festival prima pela coletividade, pela inclusão, e pela produção de conteúdos críticos às políticas culturais vigentes, com ações e formações nas periferias.
Em sua terceira edição, mostrou maturidade, ao centralizar seu projeto no IFPa, onde ocorreram projeções, rodas de conversas e oficinas, com poetas e criadores da contracultura.
O festival foi realizado com o IFPA OCUPADO, numa sintonia de pensamentos e práticas de natureza coletiva e colaborativa, respeitosa, democrática, afetuosa, e sincera.
Confira os premiados no festival:
Grande prêmio do Juri > Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua (Artur Arias Dutra/PA/15’)
Prêmio Júri Popular > Equidade Racial (Danilo Gustavo Asp/PA/33’)
Prêmio Imagem Tempo > Surto (Moysés Cavalcante e Orlando Sérgio/PA/8’30”)
Prêmio Imagem Movimento > Paradoxos, Paixões e Terra Firme (Adriano Barroso/Pa/80 min)
Prêmio Experimental > O bailarino (Lipe Canhedo/MG/13')
Prêmio Direitos Humanos Nódoas (Ângelo Lima/GO/14'39")
III FICCA – Mesa de Abertura: Mariana Santos (IFPA Bragança Ocupado); José Ribamar (Academia de Letras do Brasil - Seccional Bragança-PA); Hilton P. Silva (Casa e Cátedra BRASIL-ÁFRICA-UFPa); Carpinteiro de Poesia (FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté); Sergio Santeiro (Presidente do Juri); Josinaldo Reis (IFPA-Bragança).
 
Realizado pelo jornal TRIBUNA DO SALGADO, o FICCA tem a parceria da Universidade da Amazônia; Instituto Federal de Educação do Pará – Campus Bragança; Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança; Programa Tô na Rede/Projeto Aluno Repórter; e, como apoio, Hoteis Marujo’s; Aruans Casarão; Palace; Alternativo; Pousada Ajuruteua; Gráficas São João Batista, Grafipel, Rádio Pérola FM; Holofote Virtual; Central de Produção, Cinema e Vídeo da Amazônia; Subversiva Produtora Cultural; Escola Rio Caeté; Vacaria Club; Coletivo Bora; Pastoral da Juventude; Paróquia da Matriz de Nossa Senhora do ROSÁRIO / José Maria & Maíra Vieira / Socorro Lobão e Gerson Peres, Pauo Weyl, Flávia Macedo, João Weyl, Merce Araujo Costa.
Fonte © #TRIBUNADOSALGADO / Foto SUBVERSIVA Produtora Cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A última postagem da Tribuna do Salgado

Independente, combativa, crítica, sem rabo preso, sem financiamentos de partidos e de grupos políticos e empresariais, TRIBUNA DO SALGADO fez um bom combate, mas já cumpriu o seu papel, razão pela qual informo que este projeto editorial deixará de existir, objetivamente, no dia 31 de Março de 2020. O lançamento oficial da primeira edição (impressa) do Jornal TRIBUNA DO SALGADO aconteceu numa sexta-feira, dia 25 de abril (2014), no espaço Adega do Rei, em Bragança do Pará, tendo o projeto funcionado com reduzida estrutura desde a fundação, com algumas preciosas colaborações,   de abnegados amigos e parceiros. De equipe reduzida, sempre foi um David contra os Golias da opressão. Privilegiamos temas como cultura, cidade e comunidade, sem espaços para textos e imagens apelativas como sexo e violência, que infestam como pragas as consciências humanas. Nosso lema, a liberdade de expressão, o respeito à opinião, e à crítica dos leitores, sem, jamais publicar boatos ou acusaçõ...

#CENTENÁRIO “O resgate da associação cultural e desportiva que afirma a Bragança Negra”

Idealiza-se demasiado uma suposta colonização francesa de Bragança, e do mesmo modo, mitifica-se uma Bragança indígena, mas muito pouco se destaca a presença marcante da negritude em Bragança. E apenas quando há referências à tradição da Marujada é que se enaltece mais as heranças do que a matriz negra de São preto, que era de origem etíope. Benedetto migrou de África para Sicília, Itália, onde primeiro esmolou, e entrou pelas portas do convento, para ajudar na cozinha, tornando-se, com o tempo, um Monge-Cozinheiro. E foi uma associação desportiva-cultural, entretanto, que veio a afirmar a força negra na sociedade bragantina. Fundado em 1917, o TIME NEGRA completa 100 anos, com direito a homenagens aos seus ex dirigentes e associados, e a as pessoas que fizeram tanto o esporte quanto o carnaval da entidade. Em sua época áurea, entre os anos 1948 e 1962, o TIME NEGRA conquistou o título de clube mais querido de Bragança, em pesquisa feita pelo Jornal do Caeté. E para isso teve de ...

#PAULINHA “Tumor cerebral ceifa vida de criança no Município de Bragança”

A súbita morte de uma criança de nove anos   deixou Bragança abalada. Ocorrido no dia 25/3/2017, o fato trouxe tristezas aos seus pais, parentes, amigos em Bragança do Pará. Seu enterro foi um momento de grande emoção, mas também de reflexão. Paulinha estudava na Escola Santa Terezinha. Há cerca de dois meses, ela começou a sentir sintomas de dores de cabeça. Depois, apresentou mãos trêmulas, e dificuldades em se equilibrar. Além disso, passou a ter dificuldades em articular as palavras. Seus familiares a levaram ao Hospital Santo Antônio Maria Zacarias, que a mandou de volta para casa, com a recomendação do exame “Tomografia”. Mas o exame não foi realizado, os sintomas evoluíram, e, em cerca de vinte dias, mais uma vez, ela foi encaminhada ao mesmo hospital (22/3). No dia 24/3, realizou uma tomografia, com laudo assinado pelo Dr. Antônio Marcos Gomes, do serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do HSAMZ (CRM 8208). O exame revelou presença de massa ...