Pular para o conteúdo principal

#CULTURA “Academia de Letras do Brasil se prepara para festejar 5 anos em Bragança do Pará”

Depois do tradicional Sarau Literário, a seccional municipal da Academia de Letras do Brasil – ALB-BRAGA, segue agora para organizar a sua grande festa de 5 anos, no dia 22 de Maio de 2018.
O Sarau já faz parte do calendário cultural da cidade, realizando-se anualmente, em Dezembro, na praça Antônio Pereira, centro histórico de Bragança do Pará, tendo este ano homenageado o centenário da escritora Lindanor Celina.

ALB
Fundada no dia 16 de Abril de 2013, a ALB-BRAGA foi instalada em 1º de Outubro de 2013, quando se reuniu para empossar a primeira turma de associados, cerimônia que se repetiu mais duas vezes, para dar posse à segunda e terceira turma de acadêmicos imortais.
Hoje com 50 acadêmicos, a entidade se prepara para comemorar os seus 5 anos de existência, e avaliar seus projetos e ações como a inovadora “Escola de Jovens Poetas Dom Miguel Maria Giambelli”, únics escola de poetas do Brasil.

ESCOLA DE POETAS
Com cerca de dez alunos, e alguns professores voluntários, a escola executa um criativo projeto pedagógico para formar a primeira turma da escola que vai se tornar também na primeira Academia Juvenil de Letras do Brasil.
Mas a escola de poetas também enfrenta diversos obstáculos, sendo a falta de investimentos financeiros e suportes estruturais os mais críticos, que interferiu no desempenho do próprio projeto e provocou evasão de alunos.

PARCEIROS
Sem sede própria, a ALB encaminha suas atividades, em espaços culturais e religiosos, sendo parceira de entidades e projetos congêneres, entre os quais o premiado “Aluno Repórter”, o FICCA – Festival Internacional de Cinema do Caeté, Polícia Militar, Associação Time Negra, SENAI, SESI, URE, Fundação Educadora, etc.
Aberta na sua composição, a ALB contempla diversos profissionais de diferentes áreas do conhecimento, das ciências, e das artes, que se encontram mensalmente para tratar das urgências acadêmicas.

URGÊNCIAS
Entre estas urgências, duas merecem destaque: a definição do real papel da entidade no Município, e uma sede para a entidade, o que permitirá o encontro dos acadêmicos em um local centralizado para tocar ações e projetos.
No âmbito deste processo de revisão do projeto social e cultural acadêmico, a ALB realiza uma campanha de atualização cadastral, que já vai na sua segunda chamada, com prazo encerrando dia 8 de janeiro de 2018.

REVISÃO
Até lá os acadêmicos terão de responder a um questionário que permitirá uma visão mais aprofundada da composição da ALB-BRAGA, que procederá a análise dos dados, com objetivo de construir a transição para o novo momento acadêmico.
Com base nos seus regimentos e estatutos, a ALB vai definir critérios mais rigorosos e recompor o seu quadro de associados, declarando vagas algumas cadeiras, e convocando para uma participação mais orgânica na entidade.

5 ANOS
No seu quinto ano de existência, a ALB-BRAGA também irá realizar o processo eleitoral para a direção da entidade.
Está previsto para fevereiro de 2018, um seminário de planejamento estratégico, para o qual os acadêmicos serão chamados a colaborar mediante preenchimento de formulários SWOT.

2018
O seminário servirá para a ALB traças suas metas para o triênio 2017/2020, com base nas análises dos ambientes interno e externo, ameaças, oportunidades, pontos fortes e pontos fracos.
 A ALB começará o processo de construção do seminário tão logo encerre o prazo de atualização cadastral, razão pela qual agradece aos acadêmicos pelo empenho na construção deste  processo e no enfrentamento do desafio de consolidar a ALB em Bragança, no estado do Pará, e na Região Amazônica.

LIVRO
Entre os eventos que marcarão os 5 anos da ALB-BRAGA, está previsto o lançamento de um livro sobre a história da Academia, seus acadêmicos, e patronos, do mesmo modo,, o lançamento de um selo, e o relançamento do site, com conteúdos atualizados e mais relacionados aos temas cotidianos das comunidades nas quais a Academia está inserida.

Fonte © #TRIBUNADOSALGADO / #TRIBUNADASEMANA

(Texto © Francisco Weyl, presidente-executivo regional ALB)

                                                         (Foto © DRI TRINDADE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A última postagem da Tribuna do Salgado

Independente, combativa, crítica, sem rabo preso, sem financiamentos de partidos e de grupos políticos e empresariais, TRIBUNA DO SALGADO fez um bom combate, mas já cumpriu o seu papel, razão pela qual informo que este projeto editorial deixará de existir, objetivamente, no dia 31 de Março de 2020. O lançamento oficial da primeira edição (impressa) do Jornal TRIBUNA DO SALGADO aconteceu numa sexta-feira, dia 25 de abril (2014), no espaço Adega do Rei, em Bragança do Pará, tendo o projeto funcionado com reduzida estrutura desde a fundação, com algumas preciosas colaborações,   de abnegados amigos e parceiros. De equipe reduzida, sempre foi um David contra os Golias da opressão. Privilegiamos temas como cultura, cidade e comunidade, sem espaços para textos e imagens apelativas como sexo e violência, que infestam como pragas as consciências humanas. Nosso lema, a liberdade de expressão, o respeito à opinião, e à crítica dos leitores, sem, jamais publicar boatos ou acusaçõ...

#CENTENÁRIO “O resgate da associação cultural e desportiva que afirma a Bragança Negra”

Idealiza-se demasiado uma suposta colonização francesa de Bragança, e do mesmo modo, mitifica-se uma Bragança indígena, mas muito pouco se destaca a presença marcante da negritude em Bragança. E apenas quando há referências à tradição da Marujada é que se enaltece mais as heranças do que a matriz negra de São preto, que era de origem etíope. Benedetto migrou de África para Sicília, Itália, onde primeiro esmolou, e entrou pelas portas do convento, para ajudar na cozinha, tornando-se, com o tempo, um Monge-Cozinheiro. E foi uma associação desportiva-cultural, entretanto, que veio a afirmar a força negra na sociedade bragantina. Fundado em 1917, o TIME NEGRA completa 100 anos, com direito a homenagens aos seus ex dirigentes e associados, e a as pessoas que fizeram tanto o esporte quanto o carnaval da entidade. Em sua época áurea, entre os anos 1948 e 1962, o TIME NEGRA conquistou o título de clube mais querido de Bragança, em pesquisa feita pelo Jornal do Caeté. E para isso teve de ...

#DOCUMENTÁRIO "A poeta do Xingu"

“Filme da Série Vozes do Xingu, realizado no âmbito do projeto “Memórias de trabalho e de vida frente à construção de Belo Monte”, e que, sob a coordenação da professora Elizabete Lemos Vidal, da Universidade Federal do Pará, apresenta depoimentos de moradores da Volta Grande do rio Xingu, atingidos pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.