Pular para o conteúdo principal

#FICCA "Festival define programação e a seleção oficial 2016"



Entre 8 e 11 de Dezembro de 2015, o FICCA se torna em espaço democrático de debate sobre sociedade e cultura, e de enfrentamento do paradigma dominante da indústria cultural e das políticas públicas que não chegam nas comunidade periféricas.
O festival inverte a lógica do mercado e substituí a relação hierárquica pela construção colaborativa do conhecimento.
E se materializa de forma colaborativa, a partir de redes solidárias - de compartilhamento de conhecimentos - via práticas que envolvem e reconhecem as comunidades locais.
A partir da troca de olhares, experiências, e perspectivas, a cena do FICCA reúne criadores de diversas linguagens, poesia, música, cinema.
O FICCA circula entre centro e periferia, praias e colônias, campos e comunidades periféricas, quilombos, espaços culturais e religiosos, IFPa (Vila Sinhá) e escolas públicas.
Este ano, o festival homenageará ao cinema africano, particularmente o cinema de Cabo Verde, com a projeção de obras do realizador JÚLIO SILVÃO.
Mas, além das projeções, rodas de conversas, minicursos, projeções, o FICCA este ano apresenta a Feira do Livro e a Festa da Diversidade, todas atividades abertas ao público em geral,
A Feira ocorre paralela ao festival, incorporando-se a programação do mesmo, e disponibilizando aos visitantes estandes de literatura bragantina, paraense, e de autores de outros estados e países.
A estrutura é simples, mas, a vontade é grande, teremos seis estandes para exposições e trocas, com a presença de livrarias, sebos, e de autores que lançarão suas obras no espaço “Bolivar Bordalo”.
Declamações poéticas, encontro com autor, contação de estórias, lançamento de livros, oficinas, compõem a programação da feira.
Já a Festa da Diversidade Musical encerra o #FICCA.
E abre mais uma linha de ação, de uma cantoria, que, sendo poética, é também política.
São projetos autorais, poéticos, e musicais, articulados a uma pratica de consciência estética, e de resistência, política, urbana, e rural.
Educadores e estudiosos, pesquisadores e fazedores da arte poética, da resistência, e da educação popular com sons e cantos contra-hegemônicos, juntos, numa experiência musical de caráter político, estético, artístico.
Entre estes destacamos Luizan Pinheiro, Clei Souza , Koan , Folha de Concreto, Cobra Venenosa, Flávio Gama, Ronaldo Curupere, Cuite, Diler Sales e o Boi Vagalume da Marambaia.


Paradoxos, Paixões e Terra Firme (Adriano Barroso/Pa/80 min)
Educação Tradicional Munduruku (Amazônia em Chamas/PA/9’11”)
Estatística (Anderson Litri/SP/7'24")
Nódoas (Ângelo Lima/GO/14'39")
Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua (Artur Arias Dutra/PA/15’)
Manancial (Bruno Soares/PB/7'27")
Meninas de Ouro (Carol Rocke e Mathues Maritan/MG/ 24')                                
Hora do lanche (Cláudia Matos/RJ/14'28")
Pulso (Dani Suzuki/RS/15'32")
Equidade Racial (Danilo Gustavo Asp/PA/33’) +  + 
Por terra, céu e mar (Elton Vinícios e Hilton P.Silva/(PA/ 23')
Cinzas (Gustavo Guedes/RN/13'46")
Obra autorizada (Iago Cordeiro Ribeiro/BA/16'16")
Biston Betularia (Ive Machado/PR/13’22")               
Flor brilhante e as cicatrizes da pedra (Jade Rainho/SP/28'13")
O bailarino (Lipe Canhedo/MG/13')
La Voisine (Lucas Vasconcelos/RS/11'59")
34 (Marcela Nunes/RS/12'26")
Tarja preta (Marcio Farias/PE/23'58")
O homem que virou armário (Marcelo Ikeda/CE/12'28")
Coaraci” (Marly Mendanha/GO/11’)
Surto (Moysés Magalhães e Orlando Sérgio/PA/8’30”)           
Coeur cosmic comes toutes les femmes (Misá/Cabo Verde/10’)
Terra (Paola Zerman/Cabo Verde/37’)
Desvios (Pedro Guindani/RS/94')   
Sutura – meu rio vermelho (Rafael Irineu/MT/20')
AGS (Rodiney Borges/SP/12'52")

Além destes filmes em concurso , o III FICCA tem como convidados os filmes
COISA MARAVILHA, de Luciana Medeiros (PA/85min); e, do realizador Júlio Silvão Tavares (Cabo Verde), os filmes EUGÊNIO TAVARES (56min) & GUINÉ-BISSAU – A ESPERANÇA DOS FOLIÕES (20min)


O presidente do Juri FICCA, realizador Sérgio Santeiro, filmado pelo Carpinteiro e entrevistado pelo jornalista caboverdeano Carlos Sá Nogueira Borges



O FICCA tem a parceria do Instituto Federal de Educação do Pará – Campus Bragança; Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança; Orograma Tô na Rede/Projeto Aluno Repórter; e, como apoio, HOTEIS Aruans Casarão; Palace; Alternativo; Pousada Ajuruteua; GRÁFICAS São João Batista e Grafipel; MÍDIA > Rádio Pérola FM; BLOG > Holofote Virtual; PRODUTORAS > Central de Produção, Cinema e Vídeo da Amazônia; Subversiva Produtora Cultural; ESPAÇOS Escola Rio Caeté;  Vacaria Club; COLETIVOS Bora; Pastoral da Juventude; ASSOCIAÇÕES Associação de Moradores do Conjunto Residencial João Mota II (Minha Casa, Minha Vida); Associação Remanescente Quilombola do América; Associação Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde; Conselho Nacional dos Cineclubes Brasileiros – CNC; Federação Paraense de Cineclubes – PARACINE. 

Fonte © #TRIBUNADOSALGADO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A última postagem da Tribuna do Salgado

Independente, combativa, crítica, sem rabo preso, sem financiamentos de partidos e de grupos políticos e empresariais, TRIBUNA DO SALGADO fez um bom combate, mas já cumpriu o seu papel, razão pela qual informo que este projeto editorial deixará de existir, objetivamente, no dia 31 de Março de 2020. O lançamento oficial da primeira edição (impressa) do Jornal TRIBUNA DO SALGADO aconteceu numa sexta-feira, dia 25 de abril (2014), no espaço Adega do Rei, em Bragança do Pará, tendo o projeto funcionado com reduzida estrutura desde a fundação, com algumas preciosas colaborações,   de abnegados amigos e parceiros. De equipe reduzida, sempre foi um David contra os Golias da opressão. Privilegiamos temas como cultura, cidade e comunidade, sem espaços para textos e imagens apelativas como sexo e violência, que infestam como pragas as consciências humanas. Nosso lema, a liberdade de expressão, o respeito à opinião, e à crítica dos leitores, sem, jamais publicar boatos ou acusaçõ...

#CENTENÁRIO “O resgate da associação cultural e desportiva que afirma a Bragança Negra”

Idealiza-se demasiado uma suposta colonização francesa de Bragança, e do mesmo modo, mitifica-se uma Bragança indígena, mas muito pouco se destaca a presença marcante da negritude em Bragança. E apenas quando há referências à tradição da Marujada é que se enaltece mais as heranças do que a matriz negra de São preto, que era de origem etíope. Benedetto migrou de África para Sicília, Itália, onde primeiro esmolou, e entrou pelas portas do convento, para ajudar na cozinha, tornando-se, com o tempo, um Monge-Cozinheiro. E foi uma associação desportiva-cultural, entretanto, que veio a afirmar a força negra na sociedade bragantina. Fundado em 1917, o TIME NEGRA completa 100 anos, com direito a homenagens aos seus ex dirigentes e associados, e a as pessoas que fizeram tanto o esporte quanto o carnaval da entidade. Em sua época áurea, entre os anos 1948 e 1962, o TIME NEGRA conquistou o título de clube mais querido de Bragança, em pesquisa feita pelo Jornal do Caeté. E para isso teve de ...

#PAULINHA “Tumor cerebral ceifa vida de criança no Município de Bragança”

A súbita morte de uma criança de nove anos   deixou Bragança abalada. Ocorrido no dia 25/3/2017, o fato trouxe tristezas aos seus pais, parentes, amigos em Bragança do Pará. Seu enterro foi um momento de grande emoção, mas também de reflexão. Paulinha estudava na Escola Santa Terezinha. Há cerca de dois meses, ela começou a sentir sintomas de dores de cabeça. Depois, apresentou mãos trêmulas, e dificuldades em se equilibrar. Além disso, passou a ter dificuldades em articular as palavras. Seus familiares a levaram ao Hospital Santo Antônio Maria Zacarias, que a mandou de volta para casa, com a recomendação do exame “Tomografia”. Mas o exame não foi realizado, os sintomas evoluíram, e, em cerca de vinte dias, mais uma vez, ela foi encaminhada ao mesmo hospital (22/3). No dia 24/3, realizou uma tomografia, com laudo assinado pelo Dr. Antônio Marcos Gomes, do serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do HSAMZ (CRM 8208). O exame revelou presença de massa ...